Amigos(as) Achei umas boas dicas e resolvi compartilhar, pois comer o que é bom e certo faz parte da Reeducação Alimentar, só não pode fugir da sua pontuação diária...
1. Procure conhecer os grupos de nutrientes e a pirâmide alimentar, a fim de elaborar cardápios com alimentos de todos os grupos.
2. Procure fazer 6 pequenas refeições ao dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar, lanche da noite.3. Coma devagar e mastigue bem os alimentos. Saboreie.
4. Procure não tomar muito líquido durante as refeições principais. Mas procure tomar pelo menos 2 litros de líquidos nos intervalos.
5. Evite consumir alimentos gordurosos. Procure comprar as versões light de: margarina, requeijão, leite, iogurte, queijos, etc.
6. Troque o açúcar por adoçante. Podem ser usados adoçantes à base de ciclamato, sacarina, aspartame, sucralose, stévia.
7. Evite os doces em geral. Se der muita vontade de comer um doce, escolha frutas secas, doces à base de frutas, como pêssego em calda, doce de abóbora, etc, escorrendo a calda ou feitos com pouco açúcar ou adoçante. Se quiser sorvete, prefira o picolé de frutas, frozen iogurt ou sorvete light (sem açúcar e sem gordura). E saboreie...
8. Não deixe de consumir nas refeições principais carboidratos complexos, preferindo a versão integral (arroz integral, pão light com fibras, torrada integral, aveia, cereais matinais integrais, etc).
9. Procure iniciar a refeição por uma salada de folhas e legumes crus. Assim, diminui a fome inicial e são ingeridos os minerais, as vitaminas e as fibras necessárias. Com menos fome, fica mais fácil controlar as quantidades do “prato principal”.
10. Se já sentiu que está satisfeito, não termine de comer tudo que colocou no prato por gula ou porque “tem direito”. Respeite as mensagens do seu corpo. Não o faça de lixo.
11. Não abuse do sal. O azeite é uma gordura de boa qualidade, mas 1 colher de sopa contém 120 kilocalorias. Use e abuse de alho, cebola, cheiro verde, louro, orégano, manjericão, hortelã, sálvia, cominho, aceto balsâmico, limão, coentro, etc. Os temperos e ervas naturais deixam a comida mais saborosa.
12. Não vá ao supermercado quando estiver com fome. Faça uma lista com o que realmente precisa, visite com calma a seção de alimentos dietéticos (diet x light), pois há sempre uma novidade. Leia sempre os rótulos e compare com as versões tradicionais.
13. Quando for a uma festa, faça um pequeno lanche antes de sair de casa. Coma uma salada, um iogurte light, uma fruta, uma vitamina, uma barra de cereais, etc. Assim fica mais fácil não abusar na festa.
14. Faça alguma atividade física. Andar é bom, barato e funciona. Planeje uma caminhada em locais planos. Inicie com 10 minutos e, aos poucos, vá aumentando o tempo e o ritmo dos passos.
15. Vale o ditado: Devemos ter um café da manhã de REI, um almoço de PRÍNCIPE e um jantar de PLEBEU. Portanto não abuse, principalmente no jantar, já que normalmente não haverá aumento de atividade física, pelo contrário, é ficar sentado ou deitado, ler, assistir TV, dormir. Tome bastante líquidos ou uma porção de gelatina dietética. Se tiver muita fome, tome um copo de leite desnatado antes de dormir.
16. Anote, por 3 ou 4 dias, tudo o que comer e o que estava sentindo (fome, gula, preocupação, ansiedade, não tinha o que fazer). Você pode descobrir que está comendo mais do que deve sem perceber.
17. Uma alimentação balanceada deve fazer parte dos hábitos da família e não apenas de quem precisar emagrecer.
Fonte: http://www.hu.usp.br/
Fiquem com Deus
Bjss
RôeJô
SEGUINDO SEMPRE EM FRENTE
Um comentário:
Oii que legal vou te acompanhar tbm beijoos
forçaaaaaaa
Postar um comentário